Sem Paredes em Tiradentes: 15a Mostra de Cinema

Chegamos ao sétimo dia da Mostra de Cinema de Tiradentes. Ao longo de todo esse período tivemos diversas surpresas. Desde o primeiro dia as ações vem fluindo de forma cada vez mais dinàmica e empenhada. O primeiro vídeo saiu no sabado pela manhã e a comunicação foi muito bem sucessida, abrindo portas para a equipe FEM articular cada vez mais forte com a produção e os participantes do evento. Logo que iniciamos a divulgação do vídeo de abertura, apresentamos o material para a produção do evento, que não esperou para pegar o material, divulgar em suas redes e no principal telão da mostra, iniciando uma sequêncial afinação, seguindo a implantação de nossos produtos no pacote de divulgação do evento.

A proximidade com a produção fez com que tivessemos alguns benefícios. Conseguimos ter acesso a sala da imprensa e a inernet com uma velocidade um pouco maior, facilitando a comunicação e o envio dos materiais para a rede. Um outro ponto facilitador foi a disponibilidade de um espaço entre os conectores do roteador para conseguirmos uma internet cabeada, estabilizando o sinal e aumentando ainda mais sua velocidade. Assim sendo, fizemos o primeiro teste da #PosTV logo pela manhã, os indicadores eram bem positivos. A partir desse primeiro teste partimos, no fim da tarde, para um primeiro programa, para afinarmos os possiveis entraves. O programa inicialmente tinha a proposta de ser interno, passando uma atualização para o Fora do Eixo de como estava tudo por aqui. Porém a #PosTV se afirmou como um grande agregador de pessoas devido a sua abertura e interatividade. Logo se aproximou o Daniel, realizador audiovisual formado em Cuba, o Leon, professor da UFOP e o Clebinho, membro do Coletivo 77, ajudando a compor a equipe do programa.

O programa teve duração de 50 minutos, trazendo em pauta a questão da distribuição, formação e políticas públicas para o audiovisual. Foi o bastante para conseguirmos um dialogo ainda mais forte dentro do evento e o ínicio de uma conversa sobre a #PosTV ser retrasmitida no telão da Mostra. Fizemos ontem os ultimos retoques e hoje, no fim da tarde teremos mais um programa da #PosTV, com a presença de Sergio Alpendre, crítico de cinema e mais todas as pessoas que quiserem participar tanto no real como no virtual, usando a hashtag #PosTVTiradentes.

A Felicidade Interna Bruta aumentou ainda mais quando, ontem, compramos o Jornal Estado de Minas e ocupavámos uma página inteira do Caderno de Cultura. Uma entrevista que mobilizamos toda a equipe dois dias antes, onde pautamos muitos dos temas e das ações apresentadas pelo Circuito Fora do Eixo na frente audiovisual. Apresentamos toda a nossa estrutura, o modo de organização, o que viemos fazer e o que queremos. Apresentamos a parceria do FdE com a TV UFOP, os conteúdos e o debate. A matéria está colada ao lado do nosso calendário com a escala de cada um.

Bom, por enquanto é isso. #Juntos #VoaCdC

——–

Hoje se inicia o 3 dia da 15a Mostra de Cinema de Tiradentes e essa foi a primeira brecha que tive para escrever. Desde que cheguei, dia 20, os momentos têm sido muito intensos e de muito comprometimento. Logo que chegamos fizemos uma reunião de planejamento e nivelamento tanto da rede como da mostra, alinhando todas as ações e horários para que o tempo fosse otimizado. Estabelecemos assim uma meta de 24h de deadline para cada vídeo e saímos para a rua com equipes bem definidas, cada um tinha clareza de sua demanda como comunicador e articulador.

A abertura estava lotada, tumultuada e com total foco da grande mídia. Nesse momento decidimos que faríamos o vídeo de abertura em uma linguagem nossa que mostrasse nossa visão sobre a abertura. Chegamos em nossa casa alugada, ao lado da mostra, e começamos o trabalho de pós produção. O vídeo estava finalizado antes do amanhecer e foi divulgado logo a tarde, quando os realizadores da mostra nos procuraram para elogiar o trabalho e pedir autorização para divulga-lo em suas mídias. Foi emocionante ver nosso trabalho passando no principal telão da Mostra.

O segundo dia se seguiu com uma potencialização na comunicação interna do grupo, visto a dificuldade de acesso a internet. Uma equipe se deslocou para o estudo estratégico de qual seria o melhor local para o CMM e aqui estamos, na Casa de Cultura de Tiradentes, onde acontecem os debates e toda a articulação. Conversamos com diversos nomes do audiovisual nacional, dentre eles Milton Gonçalves e José Eduardo Belmonte.

Todo dia fazemos reunião para darmos os F5 e alinharmos o planejamento do dia anterior. As articulações são crescentes e o nivel de entendimento da rede mais ainda.O Muzinga tem uma equipe muito forte e unida, buscando sempre aprimoramentos e expansão do nosso conteúdo.

O vídeo do dia de ontem está acabando de ser editado e logo menos soltamos por aqui. As fotos podem ser vistas no flickr do Fora do Eixo e todas as atualizações estão no facebook da Casa Fora do Eixo BH.

Continuo aqui no 3 dia da mostra, #vidaFDE!

– – – – – – – –

Acompanhando a Mostra de Cinema de Tiradentes 2012, Gabriel Zambon irá aqui contar um pouco de sua vivência.

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: