Diário de bordo maio 2012

Maio, 2012, Jasmine Giovannini – São Carlos

Saí de Paraty com a sensação de que muita política se descutia e se fazia por ali. Vi a artista com sua escultura hi-tech na praça. Vi o musico francês que gosta de Baden mas toca samba de apartamento.  Vi crianças com traços indígenas fortes nos computadores da lan house da tenda. Vi jovens discutindo indiretamente sobre patrimônio, sem se importar com tradição imaterial. É tudo política. Da barraquinha de churros à ilha particular em angra. rs.

Meu ultimo dia foi domingo das mães. Senti saudades, um peso da distância e a vontade de ir logo a João Pessoa, rever minha mãe e conhecer o Festival Mundo. Também aumentaram minhas vontades de conhecer Porto Alegre, cidade educada! (sem preocupações com possíveis discursos anti-xenofóbicos ou anti-moralistas).

Na ultima madrugada rolou festa do onibus hacker na beira da praia. Foi a ocupação de Paraty  representando o mês de Maio. Teve hackeamento de dj baiana, mas não acabou em samba. (e em pizza?)

Cheguei em São Carlos e de cara gostei bastante das pessoas e da movimentação na casa. Um sobradinho no centro histórico, luxo! Quem tem histórias aqui são as casas. E todos que passam por elas parecem carregar essas memórias de um coletivo com c minusculo.

Seda aqui começou na segunda e está fluindo bem, naquele velho esquema de que a quantidade do público é relativo. Menos gente com mais cabeça. Rolaram dois debates com temas muito em voga. O uso de software livre, av e educação alinhados para a democratização da comunicação. E a bendita distribuição se apropriando da estética(ou seria a ética?) do camelô.

A distribuição independente tem se tornado um tema tão recorrente que chega até a ser banal (com as devidas ironias assinaladas). Mas o que está sendo banal para mim mesmo é o próprio Audiovisual. Sabe aquela pontinha do iceberg? Pois é…

Hoje é sábado, tem baladinha com VoodooHop. Nem vou explanar as expectativas. hê hê. http://www.facebook.com/events/332038910198517/

E amanhã tem Projeto Axial. Eles já tem um histórico de distribuição alternativa. Se apropriava da tecnologia e da pirataria desde os pioneiros do Creative Commons no Brasil.

ImageImageImageImage

Vontade que dá é de não sair de São Carlos, ao mesmo tempo que é de voltar logo pra Juiz de Fora. Quero #SedaJF!

mais evento: http://www.facebook.com/events/300727796678104/

E mais foto: http://www.flickr.com/photos/massacoletiva

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: