Diário de bordo maio 2012

Maio, 2012, Jasmine Giovannini

Dois dias antes de viajar me pedem para escrever no Diário de Bordo. Em uma tentativa de me fazer entusiasmar pela idéia, sugerem para que eu faça um relato livre, mas cheio de pensamento. É claro que essa proposta passa a me interessar. Qual outro formato viria de mim? Se verdadeiro, nada factual!

A partir daqui vou começando minhas postagens, que vão surgindo naturalmente (sem pretensões de censura, diga-se de passagem).

Só para sistematizar a rota: dia 10 saio de JF em direção à cafe sampa. Daí parto para a Virada Digital em Paraty e no dia  13, rumo a Seda em São Carlos.

12 de maio – Virada Cultural, Paraty

Terceiro dia de estrada e muitas coisas significativas já rolaram até aqui. vou pontuando algumas:

Ainda na Cafe Sampa surgem questões decisivas que para mim faz muito sentido:
Pensar na arte como processo de formação em detrimento de um utópico genialismo, pensando muito mais num processo coletivo sólido. É de extrema importancia que exista de fato essa formação, chegando a um ponto de aprendizado onde criamos autonomia (ou um “lastro”) para debatendo e afirmarmos uma posição embasada.  E se esse aprendizado tiver que ser criado pelo meio universitário, que não seja tamanho acadêmico, que não se enfie num historicismo ou teoricismo sem forma, técnica ou estilo. Eliminando sempre o individualismo que minimiliza a troca e retarda a formação.

Image

a grande lagarta da Virada Digital

Em Paraty, ouço Ivana Bentes e associações me vêem a mente:

Manifestações folclóricas tradicionais produzindo seu próprio registro. A partir do momento que fazem uso da tecnologia para propagar sua própria tradição, excluem o analógico conservador que ou estagna ou distorce a memória patrimonial.

Ivana Bentes na Virada Digital

Aqui em Paraty o clima é de muita troca! E anotando…


, , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

