EREA Ibitipoca – Relato de viajantes

Há exatamente uma semana estávamos aqui, no Coletivo Sem Paredes, nos preparando para aquilo que entendemos como ser um novo desafio que deveríamos enfrentar, uma nova etapa dentro do desenvolvimento das possibilidades da Mídia Livre, da comunicação sem fronteiras, sem delimitações: uma oficina de midialivrismo em uma área praticamente rural no Encontro Regional Leste dos Estudantes de Arquitetura em Ibitipoca – EREA Ibiti.

Para quem ainda não acompanhou, uma Oficina de Midialivrismo é uma das ações de comunicação e formação de dentro da rede Fora do Eixo e serve principalmente para mostrar que todos somos capazes de produzir e distribuir conteúdo, independente de estarmos ou não ligados a mídias tradicionais como a televisão ou o jornal. Uma das ferramentas base que usamos nesse processo é a Internet, aparato de fácil acesso que, em áreas urbanas, tem grande penetração.

Ao entrarmos em um cenário quase rural, percebemos que nosso direcionamento para novas tecnologias não seria suficiente para atingir a proposta real das Mídias Livres, portanto, revimos o formato e desenvolvemos as possibilidades de acordo com o que pudemos: criamos um programa de rádio e ensaios fotográficos com o objetivo de passar a experiência do evento, dos participantes e dos moradores de Ibitipoca.

Foi uma experiência única encontrar em cada jovem que integrou a Oficina a percepção e o entendimento de si como um agente comunicador e, acima disso, protagonista de sua história. A rádio “Balança meu coreto” foi uma realização dos participantes do evento, estudantes de arquitetura; e o ensaio ficou por conta dos moradores da vila.

Cinco dias de muita ação, muita vida e muita transformação. Mais uma tecnologia desenvolvida e aplicada e a sensação de que tudo é possível, basta agir, querer e buscar. É, vamos que vamos: #CirculaSemParedes!

, , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: