Um salve ao Cine Excelsior!

Foi no final de 2011 que nasceu um movimento de ação integrado entre o Coletivo Sem Paredes e membros do Fórum Permanente do Av de Juiz de Fora com o objetivo de lutar pela preservação do Cine Excelsior.

Fomos contra a maré dos desacreitados que pensavam já ser tarde demais. Ao sairmos de nossas zonas de conforto, mostramos que não era tarde demais para lutarmos pela preservação de um símbolo tão importante para a história da cidade.


Aos poucos, fomos colhendo as vitórias frutificadas a partir da mobilização popular: primeiro, a obra foi parada através da Secrataria de Atividades Urbanas e do CREA; depois, o Grande Ato de aniversário do cinema no Pré Carnaval levou o movimento do Facebook para as ruas. Um novo processo de tombamento foi enviado para o Comppac e uma proposta de ocupação do espaço conectada com as demandas culturais e mercadológicas contemporâneas começou a ser discutida.

Nessa segunda-feira, dia 23, mais um episódio entrou para a linha do tempo da briga pela cultura juizforana. Houve uma Audiência Pública para debater a questão do Cinema Excelsior, na qual foi feita um apelo ao Comppac. A pauta principal foi sensibilizar os integrantes do conselho, mostrando que essa questão vai muito além da simples preservação de um marco arquitetônico da cidade: ela engloba a luta simbólica de uma população que busca ocupar culturalmente espaços urbanos, delineando bem claramente o velho dilema cultura Versus capital. Não queremos novos empreendimentos extremamente lucrativos – a cidade já está cheia deles. O que queremos é expandir as formas de contato e vivência, potencializando a cena cultural independente que tanto luta por seu lugar ao sol. Benefício coletivo: esse é o objetivo final de todo o movimento.

Foi nesse espírito que o Coletivo Sem Paredes buscou deixar sua marca na audiência realizada. Delineamos nosso ponto de vista. Agora, resta acompanhar os passos do Conselho de Patrimônio que, segundo o presidente da plenária Toninho Dutra, realzará sessões abertas desde que previamente comunicado. Esses encontros, que ocorrem todas as primeiras segundas-feiras do mês, serão o palco da decisão final do destino do Cine Excelsior: plataforma da Sétima Arte que nos prestou um lindo serviço ao alimentar os sonhos de toda uma geração.

, , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: