Salvem o Cine Excelsior: uma luta pela memória da cidade

Este não é apenas mais um post: é uma convocação.

Um chamado a todos aqueles que não querem ver os espaços históricos da cidade onde vivem ser demolidos;  que dão valor à memória e à cultura; que desejam mais locais de disseminação da arte; que acreditam no poder da mobilização popular. É, enfim, um chamado a todo cidadão para exercer seu direito falar e ser ouvido.


Entendendo a importância histórico-afetiva que o antigo cinema representa, o Coletivo Sem Paredes aderiu ao Movimento ‘Salvem o Cine Excelsior’, que vem agregando novos adeptos e mostrando cada vez mais força. Depois de atos públicos – com apoio da Caravana de Palhaços em dezembro e do Sem Paredes, que promoveu a comemoração do aniversário de 54 anos do extinto cinema em fevereiro-  um novo processo de tombamento do imóvel foi aberto.

O espaço, que já foi considerado um dos mais modernos do país e está desativado desde 1994, faz parte da identidade cultural de Juiz de Fora e não pode assumir qualquer outra finalidade senão a artística. O objetivo é preservar esse patrimônio e mantê-lo vivo ao transformá-lo em um espaço de multiuso cultural para toda a população.

Dentre os convidados para a Audiência estão o presidente da Ancine (Agência Nacional de Cinema), Manuel Rangel; a secretária estadual de Cultura, Eliane Parreiras; o superintendente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no estado, Leonardo Barreto de Oliveira; o presidente do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), Luiz Fernando de Almeida; o representante do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) em Juiz de Fora, Marcos Olender;  o presidente da OAB/JF, Wagner Parrot; o reitor da UFJF, Henrique Duque; Gian Martins, representante do Coletivo Sem Paredes e do Movimento ‘Salvem o Cine Excelsior’; representantes da  Secretaria de Atividades Urbanas e da Superintendência da Funalfa; os moradores do edifício onde se localiza a sala; eu, você, e todos nós, repito, cidadãos.

 

A Audiência Pública sobre o Cine Excelsior vai acontecer nesta segunda, dia 23, a partir das 15h, no plenário do Legislativo da Câmara Municipal, no parque Halfeld.

A preservação do Excelsior e da memória da cidade depende de nós: confirme sua participação no evento do facebook e marque presença na audiência pública, levando seus amigos e parentes pra somar com a gente!

, , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: