Drogas, uma palestra, uma discussão, um debate.

A palestra que aconteceu ontem no anfiteatro da faculdade de direito da UFJF, foi organizada pelo DCE e pelo Coletivo Semeando visando abordar um tema polêmico e recorrente na sociedade: a criminalização das drogas.

A juíza aposentada Maria Lúcia Karam e o sociólogo Paulo Cesar Pontes Fraga, apontaram pontos muito importantes  sobre o quadro atual das drogas no Brasil e fizeram sugestões para a criação de uma nova politica mundial de drogas porque, segundo a juíza Maria Luiza, as drogas sempre existiram na sociedade, é irreal pensar um mundo sem elas. O que falta é uma politica eficaz, feita a nível mundial para que o controle seja mais efetivo e que os efeitos causados pelo trafico diminuam cada vez mais, melhorando a qualidade de vida daqueles que mais sofrem os malefícios causados pelo trafico: as camadas mais pobres da sociedade.

Seja na favela ou no meio rural. Segundo o sociólogo Paulo Cesar, no Nordeste do país onde há plantação da Cannabis  em alta escala, os trabalhadores rurais muitas vezes aderem o plantio por ser essa sua única alternativa. Sofrem repressão de ambos os lados. Da policia, por crer que eles estão diretamente ligados ao produto final e dos produtores, sofrendo sérias ameaças caso eles não aceitem trabalhar no cultivo da planta.

A palestra visava informar os alunos da atual situação das drogas no Brasil e os problemas que decorrem de sua proibiçã. Mostrar os prós e contras da legalização e abrir um espaço para os questionamentos e discussões sobre o assunto. “Faz parte da liberdade individual se fazer mal” respondeu a juíza. O problema é quando o excesso do individual atinge diretamente a terceiros.

, , , , , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: