Mesa panorama do mercado do cinema e crítica contemporânea

A mesa de debates que aconteceu no dia 26 de março às 19h na Faculdade de Comunicação-Facom, contou com a presença do Professor de Cinema e Produtor Cristiano Rodrigues e do Professor de Filosofia e Estética Luiz Antonio Peixoto.  O assunto em questão foi o mercado de produção audiovisual e a ideologia dominante que dita o funcionamento deste mercado. Com um clima descontraído e participativo dos calouros o debate teve uma repercussão muito positiva no pensamento dos alunos presentes.

O professor Cristiano falou sobre o panorama das produções cinematográficas. E deu um gás para os alunos que curtem cinema colocar a mão na massa e produzir curtas, documentários e vídeos em geral durante a faculdade, “A dica é juntar uma galera no período da faculdade, produzir e mandar para festivais de cinema de todo o país.” Cristiano relacionou seu discurso com a proposta do professor Luiz Antonio, ao dizer que o mercado se apresenta hoje de forma cruel aos produtores de cinema, isso por conta da ideologia dominante. Buscar novas alternativas de produção e divulgação é uma saída estratégica.

Ideologia e falso discurso de liberdade foi o assunto que levantou discussões durante a mesa. O professor Luiz Antonio Peixoto, do departamento de filosofia, compartilhou sua opinião e construção do pensamento crítico com os alunos presentes no debate. Luiz diz que não somos livres para fazer nossas próprias escolhas, temos opções delimitadas para essas escolhas, que são alimentadas pelo discurso dominante. O professor falou também sobre as redes sociais e a comodidade pós-moderna. O assunto gerou uma ótima discussão crítica acerca do quanto somos reféns da conjuntura atual, o que motivou todos os estudantes presentes a declarar suas opiniões, Ricardo Ronald, estudante de Engenharia, declarou não ter visto uma discussão tão crítica e ampla sobre essa problemática em seu curso e o quanto deixa incompleta a formação do engenheiro. Ricardo ainda disse “vou cursar essa disciplina na Faculdade de Filosofia.”

A mesa se estendeu no horário e os alunos do curso e comunicação e outros cursos aplaudiram. As questões polêmicas trouxeram um despertar para um novo olhar sob a nossa época. Esta é a proposta dos estudantes se organizarem: trazer uma maior discussão sobre temáticas atuais e mostrar o quanto se organizar no movimento estudantil, nos coletivos, ou em outro movimento, é o que faz a diferença e faz mover a sociedade. Parcerias são sempre bem vindas.

, , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: