Ato pela Reabertura do Cine Belas Artes – São Paulo

Ontem, dia 17 de março, o Fora do Eixo realizou a cobertura  do Movimento pelo Cine Belas Artes na Rua da Consolação, tradicional reduto do cinema independente de São Paulo, fechado há um ano por falta de financiamento e apoio do governo.

Com o mesmo objetivo do Movimento Salvem o Cine Excelsior, que realizou uma manifestação popular no dia 8 de fevereiro no centro de Juiz de Fora com o apoio do Coletivo Sem Paredes, o que se reivindica é tombamento do cinema e a consequente preservação desse importante espaço cultural.

Assim como em JF, a data da manifestação não foi escolhida em vão: aqui, comemorávamos os 56 anos do Excelsior, contando a partir de sua abertura oficial; em São Paulo, a data foi escolhida porque ontem completou 1 ano do fechamento do cinema.

Uma carta aberta destinada ao prefeito Gilberto Kassab e ao Governador Geraldo Alckmin compuseram a maior mobilização por um patrimônio cultural e histórico que está conseguindo impedir que seja demolido ou transformado em uma grande loja de departamento.

Em prol da cultura. Essas manifestações materializam nossos ideais: o objetivo não é apenas produzir cultura, mas lutar pela preservação dos espaços que já possuímos e que são, acima de tudo, parte da nossa história, da memória cultural da sociedade.

, , , , , , ,

  1. #1 por laura novaes em 18/03/2012 - 20:45

    Somente com uniâo de todos que valorizam as memórias que escrevem a história coletiva e de cada um de nós,os governantes farâo alguma coisa!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: