Sem Paredes no IV Congresso Fora do Eixo

Por Gian Martins – Coletivo Sem Paredes

Acabou o IV Congresso Fora do Eixo, uma semana na qual mais de 2000 pessoas atuantes e ativas em suas cidades, espalhadas por todo o mundo, se encontraram para discutir formas de fortalecer o mercado cultural e novas forma de fazer política.

Criou-se, oriundo das políticas culturais estabelecidas na gestão do Lula, um terreno fértil para a ascensão de coletivos emancipatórios por toda a extensão territorial brasileira. Esses Coletivos somam protagonismo, ativismo e criatividade. Esse resultado fica ainda maior inserido no atual contexto com possibilidades de comunicação e articulação em rede, elevando à potência de Rede na qual o ponto está inserido.

Dessa forma acho que a tecnologia de gestão desenvolvida pelo Fora do Eixo se fortalece. Compartilhando, se espalhando por todas as partes, aumentando a musculatura de seus tentáculos, dando unidade: cada ponta é ao mesmo tempo o centro.

Partindo desse panorama, a Rede das Redes, vai elevar ainda mais a potência dos coletivos, pois agora integram também Pontos de Cultura, Cineclubes, e inúmeros outros grupos culturais.

Esse é o momento que estamos vivendo, as casas Fora do Eixo se espalharão por todos cantos do país disputando o território e dando força para cada regional se tornar cada vez mais orgânica e com ações mais fluidas, descentralizando cada vez mais a gestão.

O Coletivo Sem Paredes, sai do IV Congresso Fora do Eixo, com suas estruturas mais sólidas para entrar em 2012 com muito mais força, entendendo a importância de, em Juiz de Fora, trabalhar para a consolidação de um circuito de arte sustentável, independente da linguagem, conectado com o mundo. Para isso temos que disputar na política meios mais dignos para a cultura se desenvolver, pensar como arrombar os gargalos que hoje emperram os arranjos produtivos locais.

Juiz de Fora, vai em 2012, se tornar um ponto de destaque no mapa cultural do Brasil, mas que vai brilhar junto com inúmeros outros pontos, que se retroalimentam: é a Rede, ela está ai; você está convidado.

, , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: