Cineclube Bordel Sem Paredes no 5º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora

O Cineclube Bordel sem Paredes participa do 5º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, apresentando a mostra “Do palco à tela”. Serão apresentados filmes em três dias que mostram vários aspectos relativos à arte teatral. A intenção e levar ao espectador, uma programação a mais com filmes que tragam a interseção de linguagens, que vai além do simples teatro filmado, mas produções que nos levam pra dentro do universo das artes cênicas.

01/09 – 19 Horas

Esboço para Teatro I

Direção: Kieron J. Walsh
Elenco: Milo O’Shea, David Kelly
Duração: 18 minutos
Ano: 2000
Dois velhos mendigos, um cego e um aleijado numa cadeira de rodas encontram-se esquina de uma rua deserta. Um propõe ao outro que formem uma aliança, mas estes homens não estão destinados a se entenderem.

O Improviso de Ohio

Direção: Charles Sturridge
Elenco: Jeremi Irons
Duração: 11 minutos
Ano: 2000
Um leitor narra uma triste história a um ouvinte, que apenas bate na mesa em resposta.

Ir e Vir
Direção: John Crowley
Elenco: Paola Dionisotti, Anna Massey, Siân Phillips.
Duração: 8 minutos
Ano: 2000
Três mulheres em um banco. A união das três repousa em um passado que não deve ser mencionado. Quando muito, reencenado. Uma a uma, elas saem. Quando cada uma está fora de vista, as outras duas compartilham um segredo sobre a terceira.

Catástrofe
Direção: David Mamet
Elenco: Harold Pinter, Rebecca Pidgeon, John Gielgud.
Duração: 6 minutos
Ano: 2000
Um Diretor autoritário e sua assistente dão os retoques finais na última cena de uma apresentação dramática, por meio de um processo totalmente desumano, no qual o personagem passa do mais negro possível para todo branqueado e despido.

Ato sem Palavras

Diretor: Enda Hughes
Elenco: Marcello Magni, Pat Kinevane
Duração: 10 minutos
Ano: 2001
Em uma tira de filme existe uma pilha de roupas e dois homens em sacos, que lembram muito Valdimir e Estragon (de Esperando Godot).
Os dois homens conduzem suas vidas de forma isolada um do outro: quando se está acordado, o outro está dormindo em sua bolsa.

Encenação

Diretor: Anthony Minghella
Elenco: Alan Rickman, Kristin Scott Thomas, Juliet Stevenson
Duração: 16 minutos
Ano: 2001
Três personagens em urnas. Confusos, assustados, arrependidos, magoados, contam de forma fragmentada a sua história.
Estão eles no inferno? No purgatório? Não importa qual seu pecado, seu crime. A punição é a memória, freneticamente revivida. Nos dizeres de um dos personagens: “Eu esperava algo melhor. Mais repousante”. Mais que lembrar – a angústia está em ser deixado sozinho com suas lembranças.

02/09 – 19 horas

Moscou
Direção: Eduardo Coutinho
Em Belo Horizonte o Grupo Galpão aceitou o desafio de montar, ao longo de três semanas de ensaios, a peça teatral “As Três Irmãs”, de Tchekhov. Com um detalhe: a peça jamais será apresentada ao público.

03/09 – 19 horas

Noviembre

Direção: Achero Mañas
Levado por seu espírito idealista, Alfredo decide criar “uma arte mais livre, interpretada com o coração, capaz de fazer as pessoas se sentirem vivas”. Seu conceito de teatro vai além do cenário, é realizado nas ruas, cara a cara com o público. Em uma praça qualquer, em um parque ou na avenida mais comercial da cidade, Alfredo e seu grupo “Noviembre” (Novembro), começam a função: diabos que provocam os passantes, atuações de denúncia social, ações levadas ao extremo de por em alerta as forças da ordem pública. Não há limites nem censuras, só idéias, e todas são válidas se são capazes de conseguir que o espectador deixe de ser espectador e passe a fazer parte da representação. Surpreenda-se, assuste-se, ria ou chore. O teatro como a vida, a vida como o teatro… já não há diferença.

AS SESSÕES ACONTECEM ÀS 19 HORAS NA VIDEOTECA JOÃO CARRIÇO 
(Av. Rio Branco, 2234 (Prédio da Funalfa) – Centro)

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: