Robert Kurz, autor de “O Colapso da Modernização” faz palestra no Brasil

Palestra com Robert Kurz encerra Ciclo Indústria Cultural

por: Equipe Cultura e Pensamento

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e parceiros promovem, no dia 17 de novembro (quarta-feira), às 18h30, a palestra “Atualidade dos conceitos de Adorno e Horkheimer”, com o filósofo alemão Robert Kurz. A apresentação é aberta ao público gratuitamente e será feita em alemão, contando com tradução. O evento será transmitido ao vivo pela internet.
Esta é a última atividade do ciclo de palestras e debates Produção, distribuição e consumo cultural: A Indústria Cultural no Século 21, iniciado no mês de setembro. A iniciativa foi contemplada pela seleção pública de debates presenciais do programa Cultura e Pensamento 2009/2010, do MinC. Até o momento, foram realizadas seis palestras, presenciadas por um público de cerca de 250 pessoas (por encontro), além da audiência que acompanhou as transmissões digitais.
ADORNO E HORKHEIMER – Theodor Adorno e Max Horkheimer elaboraram o conceito de indústria cultural na década de 1940. No entanto, desde então o mundo passou por inúmeras transformações. Robert Kurz falará sobre como atualizar esse conceito, observando em que medida suas categorias ainda são pertinentes e traduzindo tal discussão para um público amplo. Discutirá ainda, dentre outros pontos, as alterações no conceito de indústria cultural imprescindíveis para a compreensão, na atualidade, dos processos de produção, de difusão e de consumo cultural.
Jornalista e escritor, Robert Kurz foi cofundador da revista teórica EXIT! – Crítica e Crise da Sociedade da Mercadoria. Filósofo alemão, também é formado em História e em Pedagogia. Escreve artigos em vários países. Autor, dentre outros livros, de Com todo vapor ao colapso (Juiz de Fora, Ed. UFJF, 2004), Schwarzbuch Kapitalismus [Livro negro do capitalismo] (Berlim, Ullstein, 2001), Últimos combates (São Paulo, Vozes, 1998), O retorno de Potemkin (tradutor: Wolfgang Leo Maar, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994) e O colapso da modernização (tradutor: Karen Elsabe Barbosa, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991).
RESULTADOS – Segundo os curadores Ricardo Musse e Afrânio Catani, “o ciclo tem sido um sucesso não só pela afluência de um público interessado e empenhado em debater, mas também em termos intelectuais. A série de palestras revisou, de maneira inédita, a situação da indústria cultural em várias áreas na atualidade brasileira. Sem contar o debate implícito sobre a pertinência hoje do conceito desenvolvido por Adorno e Horkheimer nos anos 1940, cujo fecho será dado pelo filosofo alemão Robert Kurz”.
Para as professoras da Escola da Cidade, Fernanda Pitta e Ana Castro, que estiveram envolvidas no desenvolvimento do ciclo, “a iniciativa foi importante por trazer intelectuais de diversos campos do conhecimento que contribuíram para a formação mais ampla e aprofundada dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da Escola o que, com certeza, mostrará frutos na atuação desses alunos daqui para frente e em suas vidas profissionais que começam em breve”.
O programa de palestras e debates Produção, distribuição e consumo cultural: A Indústria Cultural no Século 21 foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura – Minc, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão – Fapex e patrocínio da Petrobras. A parceria com as instituições é fruto de um trabalho conjunto da Escola da Cidade, com a Editora Hedra, o curador Ricardo Musse, da Universidade de São Paulo (USP) e com o curador associado, Afrânio Mendes Catani (USP).

SERVIÇO
Local: Auditório da Aliança Francesa – Rua General Jardim, n. 182 (próximo ao Metrô República) – São Paulo/SP
Data: Quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Horário: 18h30
Informações/Transmissão On line: http://www.escoladacidade.edu.br| http://www.culturaepensamento.net.br

http://blogs.cultura.gov.br/culturaepensamento/debates/palestra-com-robert-kurz-encerra-ciclo-industria-cultural/

, , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: